domingo, 25 de julho de 2010

Não tem Explicação!





Há alguns domingos atrás acabou a campanha de rua! Foi interessante pq no final dela aconteceu um lindo batismo. Já tinha participado de alguns por aqui depois de ter acabado as turmas de Classe Bíblica. Mas esse foi diferente.
Foi na rua, em um tanque (caixa d´agua) e mesmo ao ar livre, conseguimos sentir a presença de Deus!
Jovens se entregaram publicamente a Deus e muitos foram conferir!
Muitos gostam do evangelho e de aprender sobre o evangelho. Mas não conseguem coragem para deixar a tradição atual e dizer para todos que agora querem seguir à Jesus!
Entre os batizandos um se destaca: WLA!
é esse menino na foto.
Ele é alguém muito feliz. Aliás, constantemente Feliz!
Possui uma vida simples e segundo os padrões desse mundo, sem motivo algum para ser feliz. Mas é!
Wla mora na casa da tia, que nao o alimenta e nao permite que ele use a agua da casa nem para tomar banho. Mas ele trata bem a tia e a familia.
Ele nao consegue emprego porque nao conseguiu terminar os estudos básicos. Mas nunca se revoltou com a sociedade.
Nunca recebeu nenhum dinheiro de sua mãe que mora em Portugal mesmo ela entregando aos outros irmãos. Mas ama a mãe e fala dela com imenso amor!
O mundo nao o trata bem, mas ele responde com um grande e branco sorriso!
Esse é o Wla!

Comecei a dar estudos para ele em Abril. E desde o primeiro estudo ele já queria se batizar! A cada estudo ele saia mais feliz, e nos deixava muito feliz por isso também.
Um dia, antes de começar os estudos, ele disse: "Ah Aline, eu estou tão feliz! Jesus é meu amigo e agora a vida é mais leve! é como se tivessem tirado um homem de 90 Kilos das minhas costas!Nada mais consegue me fazer deixar de me alegrar no Senhor!"
Eu me emociono com a vida do Wla. E não foi diferente com o seu novo nascimento! Cantei para eles antes de descerem as aguas! E depois ele chorou muito com um sorriso enorme e disse para toda aquela gente curiosa na rua! "não tem sensação melhor, nem decisão mais sábia a tomar!"
Esse menino sem ter motivos materiais para crer em Deus creu... Sem motivos de ser feliz, é. e sem motivo de ser gentil, escolheu ser! é nisso que se resume a transformação de Jesus: Amar, ser feliz e crer sem aparente razão.

Saudades de Todos!

Aline

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ele protege!


Como já contei há algum tempo atrás, estive fazendo um trabalho mais especifico na cadeia civíl!
é um lugar de difícil acesso e muitas vezes pouco agradável. Comecei a faze-lo dentro da ala masculina, mas aquilo estava me incomodando, mesmo sendo informal e um estudo bíblico rápido, ainda assim era um ambiente hostil e pouco protegido!
Foi então que designei o serviço para outros homens da igreja e comecei a trabalhar com as mulheres durante a semana e com cultos de sábado!

O trabalho com as mulheres frutificou muito e agora tem sido contínuo! Todos os sábados grupos de mulheres adventistas cantam com as coletâneas que consegui montar com a ajuda de alguns membros daqui, fazemos estudo bíblico "A Bíblia Ensina Jovem" e anotamos os pedidos de oração para orar durante a semana!


Como de costume entramos em um sábado de manhã na cadeia, passamos pela revista, e então os guardas prisionais nos encaminharam para as alas!
Existem 2 alas masculinas que fazem culto de manhã e uma feminina! Os homens que nos acompanhavam para fazer o culto foram logo dirigidos às suas respectivas alas.
Mas eu estava acompanhada de outras 5 mulheres, e então ficamos esperando até que nos chamassem. As detentas tem obrigações simples antes de poderem ir para o nosso culto, assim sempre temos que esperar um pouco até que possamos entrar em contato com elas.
Esse sábado, no entanto seria bem diferente dos outros!

Eu estava levando mais 60 estudos Bíblicos para a ala das mulheres, pois a maioria ainda estava sem.
A minha mochila estava pesada e não tínhamos lugar mais para esperar, foi então que um guarda prisional nos chama a acompanha-lo. Fomos sem entender muito e percebemos que estávamos entrando no pavilhão masculino, me perguntei se por um acaso as mulheres tinham acesso aquela parte, mas continuei acompanhando, não conhecia aquela parte, pois só tinha acesso para dar estudos bíblicos semanais à área externa da prisão. Quando chegamos a um portão de ferro entre longos corredores, o guarda disse: "Hoje vocês assistirão o culto aqui!", entramos em uma quadra de esportes improvisada com o teto aberto e protegido por grades. Lá dentro estavam os irmãos da igreja que foram conosco para a Cadeia civil para o culto daquele sábado de manhã. Eles já tinham começado o hino inicial com os 93 presos que lá estavam e, sem que eu pudesse dizer mais nada a porta de ferro foi fechada nas minhas costas!
Eu não costumo ter medo de muitas coisas.
Já fui assaltada aqui. As vezes sou obrigada a pegar táxi muito tarde e andar por ruas que conheço muito pouco. Já tive que fugir de bêbados e homens com pouco pudor ou decência, Mas dessa vez o medo subiu pela minha espinha e me arrepiou o cabelo!
Talvez por saber a realidade prisional do Brasil, isso tenha parecido mais medonho para mim do que para as mulheres que me acompanhavam. A questão é que no Brasil não se coloca 5 mulheres no meio de 93 presos sem nenhum guarda por perto! Isso seria um caminho a um desastre.
Eu respirei fundo e disse a Deus: "eu não faço idéia do que Você esteja fazendo, mas acredito na Sua proteção!"
Quase que instantaneamente Deus me lembrou dos estudos bíblicos e quando um dos presos que regia o hino inicial me chamou a frente para dirigir o culto, eu já sabia o que fazer.
Entreguei os estudos que eram poucos, mas suficientes para começar a primeira lição!
Lá estudei e ensinei-lhes sobre a existência de Deus. Conversamos um pouco sobre Suas características e sobre Seu imenso amor. Todos participaram e se envolveram como homens civilizados do Senhor. E aí eu vi a mão de Deus!
Eu nunca teria entregue esses estudos a eles se não fosse essa intervenção divina.
Ele sabia que a ala masculina precisava tanto disso quanto a ala feminina.
Eles continuaram os estudos com os homens, e eu não precisei mais ir até aquela parte da cadeia.
Quanto às mulheres, pude entregar a elas no sábado seguinte e terminar os estudos que havíamos começado.
Mas quanto a mim, pude comprovar mais uma vez a transformação que Deus faz na vida das pessoas e ainda pude entender que Ele me protege porque o Seu intuito é bem mais real e divino que o meu!


Grande abraço aos queridos...
Saudades imensas

Aline Camargo
(com 2 semanas de Cabo Verde pela frente e contando!)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tudo Posso... (parte II)

No Dia seguinte eu cheguei na região do Brasil ávida e feliz para dar o estudo bíblico!
Cheguei e Leninha já sorriu de forma menos tímida! Agora parecia que algo nos ligava, eu sabia Quem era, ela olhou tentando entender da onde vinha aquela paz... “Aline, dormi sabe (gostoso) essa noite obrigada pela mensagem de ontem”
A chamei para estudar e ela resolveu q seria melhor estudarmos na praça que fica em frente ao bar! Para mim aquela foi uma excelente notícia. Aqui no Cabo Verde o calor é muito forte, as vezes nos locais fechados acaba piorando e como ficava de frente para o mar, então tinha bastante vento e uma visão incrível.
Bom, sentamos nos bancos da praça e em volta de nós tinham alguns homens jogando Ouril – jogo típico daqui- e algumas crianças brincando na areia. Comecei o estudo com o primeiro tema: “Deus Existe”!
O estudo discorria sobre como era Deus, Espírito, Pai, Amor, Eterno Verdadeiro, Fiel.
Ela prestou atenção do começo ao fim! E sem que eu percebesse, quando cheguei na pergunta 2, já tinham mais de 10 pessoas em volta prestando muita atenção...
Me distrai mais uma vez com o estudo e ao chegar na pergunta 5, tinham mais 7!
Até o final do estudo já tinham se aglomerado mais de 20 pessoas em volta do banco da praça.
Eles pediram para aprenderem também! Surpresa, eu disse que voltaria no dia seguinte com mais estudos e pessoas para conseguirmos acompanhar melhor!

Não estava acreditando muito bem no que tinha acontecido! Como aconteceu?
Passei a caixinha de promessas e todos ficaram impressionados como Deus falava diretamente com eles...
Expliquei que a caixinha de promessas é apenas parte da bíblia. E que a Bíblia inteira tem muito mais a dizer!

Foi uma tarde muito feliz, E tem sido até então!
Todos os dias tenho ido lá dar estudos para essas pessoas que variam de numero entre 17 e 20 pessoas por estudo! Elas tem aprendido sobre esse Deus que Existe SIM e tem feito visível diferença na vida de cada um deles!

Peço oração por essas pessoas! Elas precisam muito do resgate do Senhor, cada uma delas vive judiada pelo pecado e pela falta de amor do Mundo! Que Deus cuide de cada um daqueles filhos sofridos dali!

Bjos com MUITAS saudades!

Aline

domingo, 23 de maio de 2010

O que Jesus fez por mim?




“Certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si; e nós O reputávamos por aflito de Deus e oprimido. Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.” (Isaias 53:4,5).

e

“Mas Deus prova o Seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8).


Não somente o que Ele fez, mas o que Ele ainda faz por “todo aquele que nEle crê”.
Acompanhando alguns “resultados” de uma campanha evangelística feita durante 21 dias percebo cada vez mais o poder transformador de vidas contido na Palavra de Deus.
Pessoas de lugares diferentes, com passado e histórias diferentes, mas que se unem em um único propósito: Quero conhecer mais desse Jesus que me ama tanto assim.
Esse tem sido o foco de nossos encontros, enfatizar que o amor de Deus é tão amplo que Ele até está vindo nos buscar para morarmos juntos, para sempre. E Ele já está chegando!

Que realmente a chama desses corações novos na fé possa ser aquecida com a ajuda de nossas orações até que possam conhecer também "o amor de Cristo, que excede todo entendimento" e que alcancem também “toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:8).

Grande abraço,
Jonga



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tudo posso... (parte I)



Primeiramente peço desculpas pela falta de postagens!
Sim... de fato não posto faz 1 semana e sei que isso parece falta de interesse para informar os queridos.
No entanto, eu as vezes tenho alguns bloqueios na hora de escrever. Sim! Eu não sou escritora, e por mais que não pareça, escrever para mim é um tremendo esforço! Quase tanto esforço quanto fazer exercícios no inverno e regime nas férias!
Mas ai vai parte dos últimos acontecimentos:

A pouco tempo conheci uma região chamada Brasil.
Sim... vocês devem pensar que me sinto bem indo para um lugar onde tem o nome da minha terra. Mas irônicamente, esse é um dos lugares mais complicados e violentos da Cidade da Praia. Sim, brasileiros vem para o Cabo Verde tentar consertar/ajudar o Brasil daqui!
As crianças andam peladinhas e sem comer por dias nas ruas. Mesmo tendo mães, essas se ocupam e gastam seus recursos, suadamente adquiridos através da prostituição. Usam droga e logo ficam grávidas outra vez, largando mais uma criança nas ruas do Brasil.
Esse é um ciclo que vem crescendo a cada dia nessa região e deixando a sociedade preocupada, porque é de lá que surgem as principais gangues e usuários de drogas!

Eu conheci essa região por causa de uma das pessoas que dou estudos Bíblico. Ela trabalha em um bar por lá e tem uma familia marcada pela Magia negra, feiticeiros e ocultismos vindos de Dacar. Região do Continente Africano conhecido por sua crença ocultista.
Por muito tempo essa menina, Sandra, comentava que sua irmã não acreditava em nada de Jesus, e que muitos outros já haviam conversado com ela sobre Deus sem nenhum efeito.
Foi então que resolvi aceitar o desafio feito nas entre-linhas por sua irmã e marquei para dar estudo para ela.
Orei por uma semana sem achar muito espaço na agenda para mais um estudo.
Até que um dia acordei chateada por ter tido a npotícia de mais um abandono no meu trabalho. Mais uma pessoa havia me dado as costas e isso fez com que aumentasse ainda mais a saudade da familia. Comecei a me chateada por me sentir muitas vezes inútil e muito sozinha e pouco apoiada em um serviço tão grande como esse. A solidão no serviço muitas vezes me leva ao desespero e só tenho vontade de chorar e ficar em casa esperando que o tempo passe.
Foi durante meus exercícios físicos da manhã que clamei a Deus. Disse que aquele sonho de converter as pessoas era mais dEle do que meu. Não queria me sentir abandonada e inútil daquela forma. "Preciso da Sua ajuda Senhor, se não quiser me ajudar, pode me mandar de volta porque não sei como continuar sem você. Sou inútil sozinha aqui!"
Voltei para casa e ao me preparar para sair para o campo de estudos bíblicos, o telefone toca e era a minha dupla desmarcando os estudos por questões pessoais!
Bom.. o tempo que eu precisava para ir até a região do Brasil, tinha sido arranjado, e então fui.
No caminho passei por "becos" que não permitiria nem um menino passar, quanto mais eu, mas sabia que Jesus estava comigo e continuei. Pude visualizar quão machucada é a região. Meninas novas sentadas nos colos de homens mais velhos. Crianças comendo porcaria do chão e adolescentes com ódio em seus olhos esperando um motivo para liberar aquele ódio em alguém! Escutei coisas que não me são permitido replicar aqui. A sensação de inutilidade foi aumentando de tal forma que quis chorar e quando achei que não poderia mais aguentar aquilo, chegamos a casa da Leninha!
Quando cheguei, Leninha, irmã de Sandra, abriu a porta e sorriu de forma tímida, mas muito carinhosa, continuei a tratando com carinho como se não estivesse impressionada com a sua boa recepção.

Falei de Jesus. Li a Meditação dos Mananciais do Deserto que falou sobre Seu amor imenso em nos dar a Vida Eterna. Na caixinha de promessas ela pegou um verso que falava sobre Deus nos livrar do poder da morte.
Ela suspirou fundo e disse. "Aline, eu sempre penso em me matar. é como se alguém me descrevesse como deveria acontecer tudo e como deveria tirar a minha vida que não vale quase nada!".
Eu peguei em suas mãos e disse que aquele que dizia aquelas coisas era Satanás. e que o maior desejo dele era poder coloca-la em tristeza tamanha que a faria tirar a vida antes que ela descobrisse sobre Jesus! Sorri, e completei: "Mas já é tarde, porque você já descobriu não foi?!"
Ela chorou e pediu que voltasse mais vezes! Prometi que voltaria.
Quando estava saindo de lá Sandra estava sem fala. Perguntou o que eu havia feito.
-"Deus tem o sonho de salvar toda a sua criatura. Esse é o sonho dEle muito antes de ser o nosso Sandra! Foi Ele que fez e não eu!" -Respondi com confiança, mesmo sem entender muito bem sobre esse amor que é grande de mais para caber na minha cabeça e no meu coração.
Mas saí daquela região, machucada pelo pecado, com o coração grato porque não existe vida inútil nas mãos de Deus... a começar pela minha!

Bjos cheios de saudade


Aline Camargo

ps> parte II desse relato em breve...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

As Bíblias!






Eu Lembro daquele domingo de noite... estava levemente frio e todos estavam juntos cantando e louvando ao Deus de Jacó e de Isaque e da Maria e do João Gabriel!
Lá nós, em coro, juntos, orávamos em forma de canção, em espírito e verdade pela mesma coisa: A abreviação da volta de Jesus através da Missão!
Foi quando o Pr. Venefrides subiu ao palco que eu percebi como Deus é grande e o quanto Ele gosta da união do Seu povo. Ele avisou que toda a arrecadação do dinheiro, para a expedição África, não tinha sido suficientes e que era necessário fazermos uma arrecadação naquele mesmo local para conseguirmos bíblias para mandarmos para o Cabo Verde!
Foi então que os Chapéus dos organizadores do evento começou a passar pelas fileiras. E cada um dava o que podia. Uns deram o suficiente para algumas 3 ou quatro bíblias, outros para milhares de bíblias, mas de qualquer forma sentimos Deus tocando no coração de cada uma das pessoas que doaram liberalmente pela causa do Senhor. Sentia naquele momento que eles gostariam de estar junto no momento da entrega das Bíblias, mas isso não sendo possível já ficavam felizes em envia-las pelo Senhor!
O Fim disso tudo foi uma grande bênção e a junção de recursos suficientes para milhares de bíblias! Penso então em Atos 2:1 Onde estavam todos unidos e então veio o Espírito Santo e foi possível sentir a presença de Deus!
A união dos santos do Senhor operou um milagre que fica mais evidente agora...

As Biblias Chegaram e isso tem sido uma benção para o nosso campo de trabalho!
Igrejas e membros novos que ainda não possuíam bíblias agora podem desfrutar da leitura pessoal com a carta direta de amor de Deus para eles!
É lindo ver a alegria das pessoas quando entregamos as bíblias como “material” de nosso estudo!
Cada umas das pessoas as segura como se fosse um pedaço da salvação! Eu não tenho todas as fotos das Bíblias, Mas tenho algumas e são essas que posto como agradecimento por cada individuo que doou seus recursos e tempo e alegrias para a causa de Deus! Tenho certeza que Deus entregará muito mais de volta para cada um de vocês que doou!
E ainda lembro que por mais que vocês não consigam ver no rosto de cada uma dessas pessoas o “muito obrigada”, pode ter certeza que existe e que Deus os chamará de missionários por terem abreviado a Sua volta na facilitação da pregação do Evangelho!
Tomem a promessa de Provérbios 19:17 e façam uma verdade em suas vidas, pois Ele cumprirá!

“Quem faz caridade ao pobre empresta a Deus, que pagará o bem que se fez”!!! Pro. 19:17



Que Jesus abençoe a todos!
Grande Abraço. Cheio de Saudade!

Aline Camargo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Após 7 meses...


Pois é… já se passaram 7 meses que estou em Cabo Verde!
O que todos diziam e que eu discordava firmemente de que “passa rápido” realmente concordo que está se tornando realidade. Uma experiência para a vida toda!

Muitas atividades, muito trabalho, e graças a Deus muita força e muita coragem.
Algumas campanhas já terminaram e agora está havendo um trabalho de acompanhamento com os interessados. Será necessária muita oração por essas pessoas. Conto com a ajuda de vocês!

Grande abraço,
Jonga

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Fiel a toda prova




Em um testemunho emocionado consegui esse sábado conhecer a Idel.
Ela é uma menina extremamente sorridente, muito bonita e de 18 anos de idade. E até que ela conte a história de conversão dela, você acredita que tem uma vida fácil e indolor... mas vou contar para vocês da forma como ela contou para mim:

“Eu tenho 18 anos e terminei agora o ciclo do Liceu (correspondente ao Fundamental + Colegial no Brasil).
Estou me preparando para fazer um curso de Turismo em Setembro.
Eu era católica praticante e muito interessada pela igreja e por Jesus. Sempre lia a bíblia, mesmo tendo apenas o novo testamento em casa!
Foi assim que senti falta de ler o resto da Bíblia. Resolvi lê-la inteira no começo de 2009 quando fui passar as férias na casa dos meus avós. Lá eles tinham uma Bíblia inteira e eu a li bastante, desde a Criação até os Dez mandamentos. Foi quando li sobre o Sábado. Perguntei para o meu avô porque a igreja não mais seguia o sábado e ele me explicou que é uma homenagem ao dia da ressurreição de Jesus que aconteceu no domingo. Eu não entendi muito bem porque que conforme ia lendo, via cada vez mais citações sobre o Sábado. Continuei com a dúvida e fui para a casa dos meus pais de volta das férias.
Quando voltaram as aulas levei minha Bíblia que tinha a parte do novo testamento para a sala e fiquei lendo.
Uma menina que já tinha saído da igreja me perguntou pq eu estava lendo a Bíblia agora e disse que queria aprender mais sobre Deus. Ela me levou até a casa dela e a mãe dela que também costumava ir na igreja Adventista me emprestou uma Bíblia e me indicou para um estudo Bíblico.
Comecei a estudar a Bíblia com um Jovem e me encantei com a palavra de Deus. Minha vida começou a se transformar de uma forma que nunca tinha imaginado. Sorria por motivos bobos. Tudo era motivo de alegria para mim e parecia que nada poderia me fazer triste.
Meus pais são Católicos praticantes juntamente com os meus avós e tios e quase toda a família. Eles também perceberam minha mudança e começaram a perguntar o que eu estava fazendo indo de manhã tão cedo para a escola. Eles não sabiam ainda que eu não tinha mais aula de Sábado (aqui o Liceu tem aulas de Sábado) e eu menti dizendo que estava querendo estudar mais.
Mas a consciência ficou doendo e logo eu contei a verdade e eles mandaram eu parar de ira a igreja que estavam avisando pela primeira e ultima vez. Mas eu não parei. Continuei sábado a sábado indo e meu pai sempre gritando e me trancando no quarto me proibindo sair de paródia (festa) aos sábados a noite. Eu ficava em casa trancada de sábado de noite feliz porque assim eu poderia ler a Bíblia sem a interrupção dos meus pais.
Mas depois de um sábado de manhã quando voltei para casa meu pai me chamou no quarto e perguntei onde eu tinha ido. Eu menti e ele me mandou para o meu quarto. Mas a consciência de novo pesava por ter mentido então contei. Ele perguntou se eu não deixaria de ir, e eu confirmei com todas as forças que não deixaria mais Jesus. Então ele me bateu muito aquela noite. Eu fui para a cama e só tremia. Não conseguia parar de pensar e perguntar do porque para Jesus. Mas derepente senti uma paz enorme e ali vi que não era Jesus que estava permitindo, mas o inimigo tentando me fazer desistir.
No dia seguinte falei que ia estudar com uma amiga e lá ela chamou de surpresa o Jvem que estava dando estudos para mim. Contei tudo para ele e ele disse para eu não desistir. Eu não desistia. Todos os sábado eu me vestia com maquiagem forte roupas justas e curtas e brincos e ia para a igreja. No banheiro da igreja me trocava, mas quando meus pais descobriam que tinha ido para a igreja apanhava muito. Minha mãe chegou a rasgar todas as minhas saias no intuito de não mais ir para a igreja. Cheguei a apanhar mais de 3 vezes num mesmo dia. Mas já tinha decidido que não deixaria isso para trás. Era a verdade e ela me libertaria. Pedi às únicas meninas da minha escola que sabia serem adventistas para que orassem por mim. Elas oraram, levaram os pedidos para as igrejas, se passaram muitos meses com a rotina de ir a igreja e apanhar por isso. Mas um sábado, meu pai me chamou, e eu já preparada para apanhar me surpreendi. Ele disse que eu era grande o suficientemente grande para decidir sobre a minha vida me deixaria ir para a igreja. Fiquei muito feliz e desde então não apanhei mais.
Meu Batismo será no dia 24 de Abril. Estou muito ansiosa por esse recomeço na minha vida. Meu pai já me ameaçou de novo dizendo que me baterá se eu me batizar, porque ele me agüenta indo para essa igreja, mas fazendo parte efetivamente deles ele não agüentaria.
Não ligo para nenhuma dessas ameaças pois sei em Quem tenho crido, e sei que é Poderoso para guardar o meu tesouro até que o dia chegue.”

Durante todo esse relato, Idel ficou sorrindo. A alegria e plenitude em Jesus me contagiaram. E não possuía um tipo de atitude revoltosa contra os pais, faz por causa do Seu Pai de verdade e não o nega nem que isso a leve a dor. Ela nunca tem o rosto abatido nem triste. Sempre sorri e está pronta para qualquer coisa ruim que possa vir lhe acontecer por não negar à Jesus. Orem Pela Idel. Deus quer usa-la também para Se apresentar à seus pais.


Saudades de todos vocês!!

Grande Abraço!

Aline

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Impactos...





Para vocês entenderem o post de hoje tenho que começar explicando algumas outras coisas...
Logo que eu cheguei no Cabo Verde tive alguns impactos. Alguns bons e outros ruins, mas tive. E impactos sempre são traumáticos, mesmo bons ou ruins. Exemplifico uma festa surpresa que faz seu coração ir mais rápido e que nos obriga as vezes até a sentar para recuperar o fôlego. Nosso corpo e mente sentem instantaneamente esses impactos e sofrem.
Quando eu cheguei senti impacto com a comida, com a lìngua, com as pessoas, seus costumes e principalmente com o clima!
Mas agüentei firme, pois era isso que eu queria, escolhi estar aqui e fiquei feliz por ter escolhido dessa forma, mesmo que isso me causasse choro de saudade!
E ainda sabia que a qualquer momento que não quisesse mais, eu poderia ir embora e minha família estaria me esperando com a comida ao qual eu estava acostumada e com as roupas que eu achava certo usar e com a água quente comum de tomar banho e com o clima “nem quente nem frio” da meia estação de São Paulo.
Mas o maior impacto que tive foi porque adorei estar aqui. As pessoas são amorosas, as paisagens tranqüilas e tenho o poder de escolha do meu cardápio que é internacional. As fotos são sobre essa maravilha que vi logo que cheguei!
(Com esse pensamento conto a seguinte história:)


Kátia, Brasileira, 30 e poucos anos, loira de cabelos longos e levemente cacheados, olhos verde, baixa estatura, mãe de 3 filhas e mulher do Adilson.

Ela foi pega no aeroporto da Praia em flagrante com drogas na mala. Juntamente com seu marido foi detida e levada à cadeia civil.
Essa era a primeira vez que ela viajava para o Cabo Verde e a recepção não foi das mais agradáveis.
Ela teve um impacto quando chegou aqui também, assim como eu tive, mas com o detalhe de não poder escolher voltar. Suas filhas estão com sua mãe no Brasil e ela e o marido ficarão por aqui por tempo indeterminado já que o julgamento ainda nem foi marcado. É assim por aqui quando o assunto é direito internacional: A Embaixada junto com toda a sua burocracia procura um advogado que auxilie seus co-cidadãos a chegarem a melhor justiça.
Quando fui visitar essa mulher depois do culto que fizemos no sábado, levei um caderninho para anotar as coisas que ela poderia precisar, e a lista foi feita com muita modéstia da parte dela. Faz quase dois meses que ela está detida e isso quer dizer que faz quase dois meses que ela dorme no colchão sem lençol e toma banho de “sabão azul” (aqueles de lavar roupa) que a cadeia deu para ela como “direito” de estadia.
Ela estranhou a comida e por não comer carne de porco desde a infância sofre com o fato de ter apenas arroz para almoçar.
Estranhou a forma das mulheres se vestirem e se tratarem, mas o mais difícil impacto foi visto durante a visitação.
Ela tem tomado altas doses de anti-depressivo pela tristeza profunda que vem sentindo. A culpa é uma inimiga da paz e essa insistente inimiga tem soprado no ouvido dela de que ela não é digna de viver. Ela estava levemente apagada com os olhos meio fechados por causa dos remédios e quando percebi que seu corpo estava machucado, perguntei o que tinha acontecido.
Ela me disse que falaram que ela ficou se jogando da beliche e se queimando e se mordendo, mas ela não lembrava de nada.

Nessa hora eu consegui ver o fundo do poço ao qual alguém pode chegar.
Ela veio passar as férias e ficar rica no Cabo Verde, teve o impacto de ser obrigada a viver anos na cadeia, pobre e miserável tendo pouco para comer!
Eu chorei quando conversei com aquela menina e apelei para que ela buscasse a Jesus como redentor. Falei que se ela já tinha pedido perdão para Jesus, Ele já tinha esquecido tudo, não tinha porque ela lembrar.
Ela chorou também, e eu orei com ela. Deixei uma meditação que tinha na bolsa e logo tive que sair a pedido das carcerárias!

Quantas pessoas nesse mundo vivem presas pela culpa e pela dor da conseqüência de um pecado?
Milhares, milhões, talvez bilhões.
Mas Deus faz um convite para se aliviar, para derramar os fardos no chão e deixar q Ele carregue. Jogue a culpa fora e se delicie na redenção de Jesus! Mat. 11:28 e 29

Grande Beijo Cheio de saudade

Aline Camargo

terça-feira, 30 de março de 2010

Estou de Volta!!


Após um bom tempo sem nenhuma postagem… voltei a ativa!! (espero!)
As coisas tem melhorado bastante... ainda sinto algumas dores na região dos tornozelos (sim, os dois!) porém já é bem menor comparado ao que estava antes. Cheguei a passar um mês sem conseguir andar muito bem, e algumas vezes precisei até usar muleta, mas graças a Deus tudo está se resolvendo. Justamente por ter ficado um bom tempo em casa refletindo sobre os porquês dessa dor tão terrível pude perceber um pouco melhor sobre o trabalho de Deus em minha vida, qual o rumo a tomar e como fazer o melhor para continuar servindo-O cada vez mais e com mais disposição.
O trabalho já voltou ao normal e novos planos já estão surgindo. Novas visitas, novos projetos, novas pessoas a conhecer. Tenho gostado muito de tudo por aqui. Sim, de tudo. Em tudo é possível perceber a mão de Deus trabalhando através de pessoas muitas vezes leigas, como eu, principalmente.
Cada vez estou mais decidido que realmente a vida de aprendiz nunca irá acabar. Em todos os lugares e por toda a vida estarei aprendendo mais sobre o amor de Deus, que pode ser revelado através das crianças dessa foto, por exemplo. A sinceridade de sorrisos, olhares e abraços carinhosos têm sido o grande “salário” desta vida missionária.
Logo mais pretendo postar algumas fotos de uma campanha que está sendo feita em um bairro novo por aqui. Para mim está sendo uma grande novidade. Pregando na rua, pessoas parando para me ouvir. Aqueles sonhos infantis de ser um missionário estão realmente se realizando.
Para alguns bem curiosos, como o Willian da IASD Lapa, já comecei a distribuir algumas bíblias, rs. Sei que ele estava bastante ansioso pra saber como seria a distribuição do material que veio. O trabalho com as bíblias foi bem diferente do que eu imaginava... pensava que talvez tivesse que sair com 50 bíblias dentro da mochila e ir entregando as pessoas em suas casas, de porta em porta enquanto oferecia estudos bíblicos. Porém, a associação daqui já tem um trabalho bem formalizado e as bíblias foram distribuídas entre todas as ilhas do país, pois muitos membros da própria igreja ainda não possuíam uma. Mas como a quantidade de bíblias que vieram foi maior que o número de membros de toda a associação sobraram muitas para o trabalho de evangelismo público.
Logo mais haverá mais novidades postadas!
Um grande abraço a todos!!

Jonga

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Não sejais ignorantes quanto aos que dormem...


Minhas visitações essa semana foram um pouco desfalcadas devido a gripe! mas em uma das poucas casas que entrei aprendi uma enorme lição: Deus se importa muito com todos os seus filhos!

Entrei na casa da Alice. Haviam me avisado que ela estava com câncer e que já tinha diagnosticado uma impossibilidade de cura. A família dela toda estava por lá quando entrei na casa, mas ninguém estava no quarto. Quando entrei no quarto sozinha vi uma mulher inchada deitada na cama com poucos movimentos, dificuldade respiratória e sem fala! acima de sua cama havia um grande "terço" católico e diversas imagens!
lá eu vi quão incapaz eu sou. Então fiz a única coisa que consegui no momento: ajoelhei ao lado de sua cama e orei! "Deus, ela é sua filha, o Senhor a conhece desde o ventre de sua mãe! o Senhor formou cada parte de seu corpo! Agora os médicos desse mundo disseram que ela não terá cura. Mas eu te conheço e sei quão poderoso o Senhor é! sei que o Senhor tem todo o poder para cura-la se essa é a Sua vontade, agora se não for Pai, dê a ela o doce descanso até a Sua volta! Ela está sofrendo meu Pai! Coloco a vida da Alice nas Suas mãos! Amém"
percebi quando levantei que outras pessoas estavam no quarto ouvindo a oração! levantei e fiquei ali parada orando em pensamento pela família. Sai de lá me sentindo insuficiente para Jesus! pensando porque não tinha cantado, porque não pedi para ela se levantar e andar? pq?!
Aquela foi a ultima visita do dia e logo voltei para casa para terminar de arrumar minha classe bíblica! mas os pensamentos tristes me tomaram por completo!
No dia seguinte, minha dupla de visitação, Anicia, me disse que teria de ir ao enterro, perguntei de quem... Ela disse que a Alice descansou logo depois que sai de lá! Até tentaram nos chamar no caminho, mas já havíamos entrado na estrada principal, não nos acharam!
Pode ser que alguns ainda achem que eu deveria te-la ordenado levantar e andar. No entanto sei que Deus a fez descansar por Sua própria vontade! Não sou mais ignorante! Ela descansa!

Abraço

Aline

sábado, 16 de janeiro de 2010

Se meu povo orar...


“Interceder é colocar-se no lugar de outro pleitear a sua causa, como se fora sua própria.” (W.M)
È assim que eu começo as minhas palestras sobre intercessão por aqui! Logo em seguida conto histórias sobre o poder de Deus manifestado perante a intercessão. Conto histórias que aconteceram no Brasil comigo e com os meus amados e como Deus se manifestou de forma poderosa na vida pessoal dos que o invocavam em intercessão! Digo também que apesar de gostar de contar histórias, preciso que eles experimentem a Jesus pessoalmente para que eu possa repartir as histórias deles com o Brasil...
Foi assim que apareceram algumas histórias daqui...

Cleusa, 25 anos, casada e mãe da Eliene (2 anos). È diretora dos Jovens nesse ano de 2009 e muito dinâmica!
Escutou como Deus me acorda de madrugada para orar pelas pessoas que Ele indica, e pediu ao Senhor que fizesse o mesmo por Ela. Logo que a Eliene nasceu, ela se propôs de acordar todas as madrugadas e impor as mãos sobre a cabeça da filha e orar pela vida espiritual e física do neném. Mas já fazia mais de 1 mês que ela não tinha disposição para fazer isso! Foi então que pediu perdão para o Senhor pela negligencia e pediu também que Deus concedesse disposição para que ela acordasse e orasse não só pela filha, como também por quem Ele desejasse.
Dormiu e na mesma noite ela sentiu que deveria acordar. Eram 3h am. Mas o sono falou mais alto então fez uma oração curta: “Senhor, estou com sono. Se quiser que eu ore por alguém, por favor seja claro em minha mente. Não permita que eu não entenda a Sua vontade!”. Voltou a dormir e logo começou a sonhar. No sonho ela começou a ver a reunião do Mananciais no Deserto/Cabo Verde (grupo de intercessão de mulheres existente em várias partes do mundo). Interessante é que ela não tinha feito parte desse grupo nenhuma vez ainda, mas ela começou a sonhar com as meninas que estavam lá e no sonho ela perguntava a Deus: “Senhor, é para eu orar por todas elas?”, e então uma a uma foi sumindo da sala onde estava acontecendo a reunião! Todas desapareceram, até que ficou apenas Augusta (irmã dela) e eu. Ela perguntou pela ultima vez ao Senhor por quem deveria orar. Deus me tirou da sala também e então ficou só a sua irmã. Nesse momento ela acordou como num pulo e sem perceber, já estava sentada. Ela sorriu para o Senhor e disse: “obrigada pela clareza meu Pai. Pode deixar que eu sei o que ela tem precisado, orarei por isso exatamente!”
A irmã dela de fato tem precisado de orações referente a vida espiritual e Deus tem mudado sua vida. Cleusa ficou muito feliz porque Deus a tem usado.

Luis, 26 anos, Pai e marido consagrado ao Senhor. Diretor de Ação Missionária do ano de 2009 e Ancião de Ministério Familiar de 2010. Gostou de saber que pode ser usado por Deus para ajudar os outros, mesmo que a distância através da oração, e pediu que o Senhor o usasse.
Foi então que ele sonhou com um tio dele que mora aqui na Cidade da Praia e que apesar dos vários convites, nunca foi a igreja com o Luis. No sonho Luis se colocava a contar sobre Jesus a esse primo e o mesmo chorava ouvindo do amor de Jesus por ele.
Quando acordou se sentiu impressionado a orar por ele, mas pediu que o Senhor fosse mais claro com ele e fez uma oração: “Senhor, se for da Sua vontade que eu fale a meu primo sobre ti, me faça encontra-lo ainda essa semana.”
Foi ao trabalho, e um pouco antes do final do expediente, como de costume, se trancou no “casabanho” (banheiro) para orar ao Senhor. Esse é o único local do trabalho que o permite orar sem interrupção.
Fez a mesma oração e pediu outra vez que se fosse da vontade dEle que fizesse os dois se encontrarem ainda naquela semana.
Ele saiu da casabanho e foi em direção de casa quando no meio do caminho escutou seu nome ser gritado: Era seu primo!
Ele olhou para o céu e começou a rir. Agradeceu ao Senhor pela oportunidade de poder ser usado por Ele e pelas claras respostas que Deus tem dado a suas tão incapazes orações!

Cleusa e Luis são casados e tem se dedicado à causa do Senhor juntos, fazendo não só a sua vida espiritual prosperar, mas também a de todos que estão em volta deles!

Vai então duas dicas para essa semana:

1- Se ponha a experimentar Deus!!! Ele se revelará pessoalmente a você!! Ele quer ter um relacionamento pessoal e único contigo.

2- Procure se relacionar com pessoas que gostam de se relacionar com Deus. Um cordão com 3 nós fortalece ainda mais a nossa vida espiritual!

Logo venho com mais notícias sobre o resultado da oração desse casal lindo!

Bjos

Aline (cada vez mais loira, mais negra e mais saudosa!)

(12/10/2009)

Para amar é necessário conhecer!!!

Tenho dado palestras sobre oração aqui no Cabo Verde. Desde que comecei a dar estas palestras tenho visto que a vida das pessoas tem sido incomodada pelo Santo Espírito!
Digo incomodo, porque é impossível escutar sobre o poder da oração e continuar com as mesmas atitudes que antes.
Desde então tenho tido mais visitas. As pessoas tem me pedido cada vez mais para que eu vá até suas casas conversar.
A maior parte das visitas que tenho feito tem a ver com aconselhamento familiar. Casais que uma vez experimentaram o amor de Jesus na vida conjugal, mas logo que apareceu o primeiro ou o segundo ou o quinto problema deixou que o amor fosse embora! O Estevão (Grupo Nova Voz) diz que o sentimento vem de Deus. Acredito que ele se baseia em I Jo 4:8, onde diz que os que não conhecem ao Senhor não podem amar!

È muito comum aqui no Cabo Verde as mulheres terem péssima auto-estima! Aqui elas são traídas e mau-tratadas e nada fazem por acharem que não merecem mais (qualquer semelhança é mera coincidência). Do outro lado temos os Homens que vivem constantemente tristes por não amarem mais suas esposas e sentirem-se obrigados a manter um casamento por serem bons cristão!

Agora vejam se faz algum sentido... Deus nos dá o sentimento e ainda lutamos para resolvermos nós mesmos como amar os outros e a nós mesmos!
Semana passada estive fazendo uma visita a um homem que está á 2 anos e meio vivendo com a esposa que não ama! Ele diz que mantém o casamento porque o filho não pode crescer sem um pai por perto! Ele é muito magro e com o rosto muito angustiado por não ter motivo algum de viver. Vive trabalhando muito e a alegria é brincar com o filho!
Ele já não vai mais a igreja porque cansou de pedir para Jesus restaurar o coração dEle e fazê-lo amar novamente. Pedi para orar por ele! Ele relutou, mas logo deixou! Pedi que ele repetisse minha oração já que ele disse que não conseguia e nem sabia mais pedir ao Senhor!
Sai de lá chorando! Eu sei a importância de uma família unida e sei que isso começa com os pais. Fiquei muito tempo durante essa semana questionando ao Senhor sobre a vida desse rapaz... Como ele clamava tanto e não conseguia amar outra vez?
Deus me respondeu com uma musica que meu pai cantava para mim quando criança que parafraseia I João 4:8
“Aquele que não ama,
não conhece a Deus,
não conhece a Deus,
não conhece a Deus
Aquele que não ama,
Não Conhece a Deus,
Pois Deus é Amor!!!
Primeira João quatro, oito!”

Meu choro cessou e começou a minha intercessão! Comecei a pedir pela vida daquele rapaz novo e infeliz! Pedi para Deus revela-lo o Seu amor! Pedi para Jesus incomodá-lo a chegar mais perto dEle.
Entendi então que não adianta pedir amor para o Senhor se não queremos estar perto dEle. O Amor vem inteiramente do convívio e do conhecimento de Jesus! Não gaste tempo apenas orando, não se canse clamando e chorando. Gaste tempo conhecendo ao Senhor e o Amor será apenas uma conseqüência!

Saudades dos amados!


Aline